Living in Portugal


 

O Turismo de Portugal lançou um plano de ação designado Living in Portugal, o qual visa promover a oferta de turismo residencial no estrangeiro e divulgar o País enquanto destino para residência. Como parte do plano, está já online o website livinginportugal.com.

Segundo Pedro Gabriel, "O website, ao apresentar informações muito relevantes, que permitem comunicar com interessados em mercados potencialmente muito prometedores para o imobiliário português, é uma ferramenta muito útil. No entanto, a publicitação de empreendimentos pela Associação Portuguesa de Resorts, desvirtua o espírito de isenção que deveria presidir a um documento emanado pelo Turismo de Portugal. É pena, mas não invalida a importância da ação".

O website pretende ser um novo canal informativo de referência para cidadãos estrangeiros com interesse em adquirir casa em Portugal e disponibiliza informação atual e fidedigna, produzida por organismos oficiais, sobre todas as matérias relevantes para essa tomada de decisão, de que se destaca informação sobre o processo de compra de casa em Portugal, matérias relacionadas com requisitos de entrada e de residência, fiscalidade ou outras informações úteis para quem decide viver em Portugal. Disponibiliza ainda uma "montra de oferta" de imóveis.

A este respeito Pedro Gabriel, gerente da Gold Team / Casa Gold, acrescentou: "Não me parece correto. A criação do website e do plano é de facto de louvar pois para além de informar, é para nós ferramenta essencial ao permitir recomendá-lo a muitos dos Clientes que nos contactam porque querem adquirir um imóvel em Portugal e apreciam informação completa e isenta. Agora misturar a promoção de imóveis, com informação que se pretende isenta, parece-me um erro crasso. No caso especifico penso que não deveriam existir sugestões de compra. No limite uma oferta geral, aberta a todos os interessados que cumprissem determinados requisitos de qualidade de informação e de produto. Mas, a bem da isenção, o ideal seria retirar qualquer sugestão de compra no website e deixar o consumidor decidir por si mesmo. Mas, reforço, estas críticas pretendem acima de tudo deixar uma oportunidade de melhoria e salientar que todas as iniciativas que permitam promover o produto imobiliário de Portugal, são de facto de elogiar."

O livinginportugal.com está disponível em 6 línguas (português, inglês, francês, alemão, russo e árabe), faculta um ponto de contacto único "Contact Us" onde poderão ser colocadas questões (em português e em inglês) relativamente às matérias abordadas no website. O Turismo de Portugal gere a resposta às questões em articulação com os parceiros institucionais.

O plano de ação Living in Portugal contempla também um conjunto de ações de divulgação internacional, como o roadshow que o Turismo de Portugal vai realizar nos próximos meses, junto dos consumidores, principais operadores especializados, fundos imobiliários e agentes financeiros de seis mercados emissores prioritários para este produto – Reino Unido, Alemanha, França, Rússia, Suécia e Holanda.

O Turismo Residencial proporciona estadias mais prolongadas e independentes dos ciclos turísticos habituais, o que contribui para criar uma procura constante de produtos e serviços durante todo o ano e assim atenuar a sazonalidade dos destinos e melhorar a sua qualidade. Associado a clientes exigentes e com elevado poder aquisitivo, possibilita o fluxo de receitas ao longo de todo o ano, com um impacto muito positivo na economia nacional, na criação e manutenção de postos de trabalho e na construção de uma imagem de destino de excelência.

Os recursos naturais únicos, as infraestruturas de qualidade, a qualidade do serviço prestado (em áreas como a saúde e o lazer), as condições de segurança, e uma fiscalidade atrativa são alguns dos fatores competitivos de Portugal enquanto destino de Turismo Residencial.

A Gold Team / Casa Gold, enquanto entidade licenciada para o exercício da atividade de mediação imobiliária promove imóveis na Região Oeste, com base nas Caldas da Rainha, e tem uma oferta especialmente destinada a estes mercados.