|
|
Caldas da Rainha, Óbidos e a Região Oeste
Caldas da Rainha está ligada aos municípios de Bombarral, Óbidos, Alcobaça e Rio Maior, na confluência dos distritos de Lisboa, Leiria e Santarém, mas é muito mais do isto. Integrada na Região Oeste, esta região é rica em arqueologia pré-histórica, castelos mouros e vilas romanas, pontes e aquedutos, igrejas e mosteiros medievais, fortalezas do século XV, e solares dos séculos XVII e XVIII e fortificações do tempo da Guerra Peninsular do século XIX.
Outro atrativo de Caldas da Rainha é a sua reputada gastronomia. Não é necessariamente famosa pelos seus restaurantes luxuosos, embora existam vários, em vez disso o mais simples de fazer crescer água na boca, os mariscos e peixes disponíveis em pequenos restaurantes em quase cada esquina, aldeia ou vila. E as antigas receitas, transmitidas de geração em geração podem ser degustadas na região como as “cavacas”, as “trouxas” ou os “beijinhos”, mas também o ensopado de enguias da Lagoa, o bacalhau dourado, o cozido à Portuguesa ou bivalves da Lagoa de Óbidos. Também a não esquecer o chocolate em Óbidos, a Pêra Rocha do Oeste e as adegas que criam os néctares da região.
Conduzir ao longo da costa oceânica, desde Lisboa até à Figueira da Foz é descobrir de onde emergiu o nome “Costa de Prata” que define também a Região Oeste. Praias portentosas brilham como a prata quando são banhadas pelo Oceano Atlântico; falésias, enseadas e cidades piscatórias definem a linha de costa; pomares, vinhas, vilas e aldeias históricas tranquilas recheiam o campo, mas sobretudo as pessoas dão-lhe um carácter e um toque verdadeiramente único. A região é definida pelo sossego e genuinidade. Praias moldadas pelo carácter do oceano Atlântico, lagoas tranquilas e natureza deslumbrante. Cidades e aldeias com um ritmo muito próprio. Noutras palavras, a Região Oeste é um universo longe da azáfama e da agitação, talvez menos cosmopolita, mas seguramente um mundo a descobrir, desfrutar e a consumir ... sem moderação por todos os que buscam algo diferente do seu dia a dia.
|