A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

S - Glossário Temático

Salvado (Seguro Automóvel)

Veículo a motor que, após sinistro, entre na esfera patrimonial de uma empresa de seguros. Tal poderá resultar de um custo de reparação demasiado oneroso ou, independentemente do custo, da impossibilidade técnica da reparação ou impossibilidade de garantia do total restabelecimento das condições de circulação em segurança do veículo sinistrado.

Satisfação do Cliente

Perceção dos clientes quanto ao grau de satisfação dos seus requisitos. 

Segurado

Pessoa ou entidade no interesse da qual é feito o contrato de seguro ou pessoa cuja vida, saúde ou integridade física se segura (pessoa segura). Pode ser ou não o tomador do seguro, consoante seja ele ou não a celebrar o contrato de seguro e a assumir a responsabilidade pelo pagamento do prémio do seguro.

Seguradora

Entidade legalmente autorizada a exercer a atividade seguradora e que subscreve, com o Tomador de Seguro, o Contrato de Seguro.

Segurança

Ausência de risco de dano inaceitável. 

Segurar

Transferência de um risco para uma Seguradora.

Seguro

Contrato celebrado entre o segurador e o ou tomador do seguro, através do qual o segurador pode assumir a cobertura de determinados riscos, comprometendo-se a satisfazer as indemnizações ou a pagar o capital seguro, nos termos acordados. Em contrapartida, o tomador do seguro obriga-se a pagar o prémio correspondente. No caso dos Unit Linked, o risco pode ser suportado, total ou parcialmente, pelo tomador do seguro, dependendo a rentabilidade do capital seguro da evolução dos fundos de investimento ou ativos subjacentes. 

Seguro a Termo Fixo

Seguro de vida pelo qual a Empresa de Seguros se compromete a pagar o capital seguro no vencimento do contrato; a obrigação do pagamento dos prémios cessa pela morte do segurado ou o mais tardar, com o vencimento do contrato.

Seguro Aéreo

Seguro que garante os riscos aos quais estão expostas aeronaves comerciais, as pessoas e as mercadorias, assim como as consequências da responsabilidade civil do transportador e do proprietário das aeronaves.

Seguro Ajustável

Forma de seguro pela qual a Seguradora cobre as mercadorias pertencentes ao segurado com o máximo de garantia prevista no contrato de seguro. O segurado declara as modificações sucessivas ao capital seguro, dando ocasião à regularização do prémio no final de cada exercício. Esta forma de seguro é geralmente reservada aos riscos de uma certa importância.

Seguro Cais a Cais

Contrato de seguro marítimo que se inicia com a mercadoria posta no cais de embarque e termina no cais de desembarque, onde ela é descarregada.

Seguro Complementar

Operação acessória a um contrato de seguro facultando garantias suplementares.

Seguro Contra Terceiros

O mesmo que Seguro de Responsabilidade Civil Automóvel. Seguro de responsabilidade civil que cobre os danos causados a terceiros por veículos terrestres a motor e seus reboques.

Seguro de Acidentes de Trabalho

Seguro que garante o pagamento de indemnizações ou prestações ao trabalhador que seja vítima de um acidente de trabalho ou aos seus herdeiros.

Seguro de Acidentes Pessoais

Seguro que garante o pagamento de indemnizações ou prestações pré-fixadas e eventualmente os encargos com as despesas de saúde, em consequência de um acidente corporal.

Seguro de Avaria de Máquinas

Seguro que garante o pagamento de despesas de reparação ou de substituição em caso de deterioração fortuita de maquinaria, quando essa deterioração tem origem interna às próprias máquinas seguras.

Seguro de Capital de Sobrevivência

Seguro de vida pelo qual a Seguradora se compromete a pagar, quando da morte do segurado, o capital seguro ao beneficiário designado, se este sobreviver ao primeiro.

Seguro de Capital Diferido

Seguro de vida que dá lugar ao pagamento do capital seguro no vencimento do contrato se o segurado for vivo nessa data.

Seguro de Capital Indexado

Seguro cujo capital varia automaticamente em função do valor de um preço de base, ou de um índice representativo da evolução do valor de certos bens ou serviços.

Seguro de Cascos de Aeronave

Seguro aéreo que garante os danos sofridos por uma aeronave.

Seguro de Cascos de Embarcações

Seguro marítimo que garante os danos sofridos por um navio.

Seguro de Caução Direta

Seguro que produz efeitos em caso de não cumprimento de uma obrigação por parte do Segurado, independentemente da causa.

Seguro de Caução Indireta

Seguro que produz efeitos em caso de não cumprimento de uma obrigação por parte do Segurado, independentemente da causa, mas em que o tomador do seguro é uma terceira pessoa.

Seguro de Coisas

Seguro que garante o pagamento das perdas materiais, em consequência da incidência do risco coberto.

Seguro de Crédito

Seguro que garante aos Vendedores (Credores) o pagamento dos prejuízos decorrentes das faltas ou atrasos de pagamento dos seus Clientes (Devedores) de bens ou serviços fornecidos a crédito.

Seguro de Danos Próprios

Seguro que garante a reparação ou a substituição de um veículo terrestre após a verificação de determinados eventos (como por ex. atos maliciosos e de sabotagem, fenómenos da natureza, choque, colisão, capotamento, incêndio, raio ou explosão e furto ou roubo).

Seguro de Defesa Jurídica

Seguro que tem por objeto defender um segurado perante os tribunais ou entidades administrativas em consequência de ações contra si movidas, e de assumir, geralmente no limite de um máximo previamente estabelecido, as despesas com a sua defesa.

Seguro de Frota

Seguro que cobre um conjunto de veículos terrestres a motor, subscrito por uma mesma pessoa singular ou coletiva.

Seguro de Granizo

Seguro que garante a indemnização de danos causados pela queda de granizo.

Seguro de Grupo

Seguro de um conjunto de pessoas ligadas entre si e ao Tomador do Seguro por um vínculo ou interesse comum.

Seguro de Grupo Contributivo

Seguro de grupo em que os Segurados contribuem no todo ou em parte para o pagamento do prémio.

Seguro de Grupo não Contributivo

Seguro de grupo em que o Tomador do Seguro contribui na totalidade para o pagamento do prémio.

Seguro de Incêndio e Elementos da Natureza

Seguro que garante os danos materiais sofridos pelo segurado em consequência de um incêndio, ou por outros acontecimentos, tais como, explosão, raio, fenómenos sísmicos, inundações, tempestades e outros.

Seguro de Multirriscos

Tipo de contrato de seguro que se caracteriza pela cobertura conjunta obrigatória de diversos riscos.

Seguro de Natalidade

Seguro que tem por objeto o pagamento do capital seguro em caso de nascimento de filhos.

Seguro de Nupcialidade

Seguro que tem por objeto o pagamento do capital seguro em caso de casamento.

Seguro de Perdas de Exploração

Seguro que garante uma indemnização de modo a que, apesar dos danos materiais sofridos e das responsabilidades decorrentes, os resultados financeiros da exploração da empresa segura, não sejam afetados por um incêndio, uma quebra de máquinas ou outros acontecimentos, tais como uma explosão.

Seguro de Pessoas Transportadas

Seguro que garante o pagamento de indemnizações ou prestações pré-fixadas e eventualmente o pagamento de despesas de saúde, em caso de danos corporais sofridos pelas pessoas transportadas.

Seguro de Proteção Jurídica

Seguro que garante no mesmo contrato o seguro de defesa jurídica e o seguro de reclamação jurídica.

Seguro de Quebra de Vidros

Seguro que garante a substituição ou o reembolso em caso de quebra de vidros, espelhos, porcelanas ou de outros objetos do mesmo tipo garantidos.

Seguro de Reclamação Jurídica

Seguro tendo por objeto reclamar graciosa ou contenciosamente, a um terceiro responsável e por conta do segurado, a reparação pecuniária de um prejuízo sofrido por este último e de assumir, geralmente no limite do máximo estabelecido, as despesas correspondentes.

Seguro de Renda de Sobrevivência

Seguro de vida pelo qual a Empresa de Seguros se compromete a pagar uma renda vitalícia ou temporária, após a morte do segurado, ao beneficiário designado, na condição de este sobreviver ao primeiro.

Seguro de Renda Vitalícia Diferida

Seguro de vida que dá lugar ao pagamento de uma renda temporária ou vitalícia a partir de uma data futura prevista no contrato de seguro.

Seguro de Renda Vitalícia Imediata

Seguro de vida que, mediante o pagamento de um prémio único, dá lugar ao pagamento de uma renda temporária ou vitalícia, com efeito imediato.

Seguro de Responsabilidade Civil

O seguro de responsabilidade civil geral pode assumir-se em várias modalidades, garantindo, entre outras coberturas, os prejuízos resultantes da exploração de determinada atividade, do exercício de certa profissão, ou até de atos e/ou omissões do agregado familiar e animais domésticos.

Seguro de Responsabilidade Civil Automóvel

Seguro de responsabilidade civil que cobre os danos causados a terceiros por veículos terrestres a motor e seus reboques.

Seguro de Roubo

Seguro que garante a indemnização de prejuízos financeiros resultantes de um roubo ou de uma tentativa de roubo consumado ou tentado.

Seguro de Transportes Terrestres

Seguro de transportes que garante os riscos inerentes aos transportes terrestres.

Seguro de Valor em Novo

Seguro que garante o valor de reconstrução ou de substituição, ao dia do sinistro, dos bens danificados, sem que seja integralmente tida em conta a sua depreciação por obsolescência.

Seguro de Vida

Seguro que consagra garantias cuja execução depende da duração da vida humana.

Seguro de Vida Inteira

Seguro de vida pelo qual a Seguradora se compromete a pagar o capital seguro no momento da morte do segurado, independentemente da data em que a morte vier a ocorrer; este seguro é feito a prémios vitalícios, a prémios temporários ou eventualmente a prémio único.

Seguro Dotal

Seguro pelo qual a Seguradora se compromete a pagar o capital seguro no termo do contrato de seguro, se o beneficiário sobreviver a essa data. Pode ser realizado, com ou sem contrasseguro dos prémios.

Seguro em Caso de Morte

Seguro de vida pelo qual a Seguradora se compromete a pagar um capital ou uma renda em caso de morte do segurado.

Seguro em Caso de Vida

Seguro pelo qual Seguradora se compromete a pagar um capital ou uma renda, numa ou várias datas combinadas, em caso de vida de um segurado.

Seguro em Conta Corrente

Forma de seguro pela qual a Empresa de Seguros dá ao segurado uma garantia correspondente, em qualquer altura, ao valor real do seu stock de mercadorias, com um plafond mencionado no contrato, tendo em conta as flutuações, em qualidade e em valor, consignadas dia a dia num registo especial. Esta forma de seguro está reservada às mercadorias sob controlo alfandegário.

Seguro em Primeiro Risco

Seguro que cobre o conjunto das existências, sem aplicação da regra proporcional, dentro do limite de um capital fixado no contrato de seguro, representando este o máximo estimado dos danos que um único sinistro poderia causar.

Seguro Flutuante

No seguro Marítimo é aquele feito por quantia fixa, suficiente para dar cobertura a diversas remessas, que são declaradas à medida que o segurado contrata seus transportes. A quantia declarada na apólice diminui à medida em que são feitas as declarações de embarque até o esgotamento, se o segurado não a repuser, pagando o prémio correspondente. As respetivas apólices têm sempre cláusulas de cancelamento, distinguindo-as das apólices abertas.

Seguro Fluvial

Seguro de transportes que garante os riscos inerentes aos transportes lacustres e fluviais.

Seguro Global

Seguro de incêndio que cobre conjuntamente e mediante uma única taxa de prémio, os edifícios ou os riscos locativos, o material e as mercadorias; esta taxa é obtida quando do estabelecimento do contrato, dividindo-se o prémio total calculado por cada parte do total das existências.

Seguro Individual

Seguro efetuado relativamente a uma pessoa, podendo o contrato incluir no âmbito de cobertura o agregado familiar ou um conjunto de pessoas que vivam em economia comum, ou o seguro efetuado conjuntamente sobre duas ou mais cabeças.

Seguro Marítimo

Seguro que garante os riscos inerentes aos transportes marítimos.

Seguro Misto

Seguro de vida pelo qual a Seguradora se compromete a pagar um capital determinado, quer por morte do segurado, se isso ocorrer antes do vencimento do contrato, quer no termo do contrato se entretanto não se verificar a morte do segurado.

Seguro Pecuário

Seguro que garante a indemnização do prejuízo financeiro resultante da morte ou doença de certos animais.

Seguro Responsabilidade Civil de Abalroamento

Cobre a responsabilidade do Segurado por perdas ou danos, lucros cessantes e/ou outros prejuízos ou despesas decorrentes de abalroamento com outra embarcação e a cujo pagamento esteja obrigado por força de lei ou regulamentos. Não cobre vidas, carga do segurado, remoção de obstáculos, poluição ou contaminação ou qualquer outro bem que não seja a outra embarcação ou bem a bordo dela.

Seguro Temporário

Seguro de vida pelo qual a Empresa de Seguros se compromete a pagar o capital seguro quando da morte do segurado, se essa eventualidade ocorrer durante o período de duração previamente fixado no contrato de seguro.

Seguros "Universal Life"

São seguros de vida altamente flexíveis relativamente à escolha pelo tomador do seguro, do esquema de pagamento de prémios e do montante dos capitais seguros em caso de morte e garantias de seguros complementares. Este produto é arquitetado sob a forma de "conta", em que o crédito é constituído pelos prémios pagos e os rendimentos entretanto obtidos, e o débito por eventuais reembolsos parciais antecipados, pelas despesas, e ainda o custo da garantia por morte se esta tiver sido subscrita.

Servidão

Consiste na restrição específica de um prédio em benefício de um prédio vizinho. As servidões administrativas decorrem imediatamente da lei e são impostas por razões de utilidade pública. As servidões de direito privado, por regra, têm como objetivo resolver problemas relativos ao escoamento de águas, direito de passagem para parcelas de terreno encravados ou preservação de vistas. 

Sinal

Entrega de uma quantia ou de uma coisa, para garantia das obrigações assumidas entre as partes.

Sinistro

Evento ou série de eventos ocorridos, resultantes de uma mesma causa e que estão abrangidas pelas garantias contratuais do contrato.

Sistema de Certificação

Grupo de procedimentos e recursos para efetuar o processo de certificação de acordo com o esquema de certificação, conduzindo à emissão de um certificado de competência incluindo a manutenção. 

Sistema de Gestão

Sistema para o estabelecimento da política e dos objetivos e para a concretização desses objetivos

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que respeita à qualidade. 

Sistema Financeiro

Conjunto de instituições que asseguram a canalização da poupança para o investimento. 

Sistema Português da Qualidade (SPQ)

A estrutura que engloba, de forma integrada, as entidades que congregam esforços para a dinamização da qualidade em Portugal e que assegura a coordenação dos três subsistemas — da normalização, da qualificação e da metrologia —, com vista ao desenvolvimento sustentado do País e ao aumento da qualidade de vida da sociedade em geral. 

Sobreendividamento

Situação que acontece quando o devedor está impossibilitado de proceder ao pagamento de uma ou mais dívidas, pois o montante total de créditos contraídos é superior ao rendimento mensal. Tanto pode surgir em épocas de elevado crescimento económico e taxas de desemprego baixas, como em alturas de crise e défices orçamentais elevados, como a época atual em que nos encontramos.

Sobreprémio

Agravamento ou suplemento de prémio que corresponde, á cobertura de um risco mais gravoso que o risco original, ou a uma garantia suplementar.

Sobresseguro

Excesso do montante do capital seguro face ao valor real do bem seguro.

Sociedade Comercial

Estrutura jurídica que tem por objeto a prática de atos de comércio e adota um dos quatro tipos de sociedades previstos na lei - Sociedades por Quotas, Sociedades Anónimas, Sociedades em Nome Coletivo e Sociedades em Comandita. A Gold Team é uma sociedade por quotas.

Sociedade Mútua de Seguros

Empresa de Seguros constituída pela associação de subscritores de contratos de seguros; com um fundo inicial, ela deve repartir os excedentes das receitas entre os subscritores, ou em seguro de vida, entre os beneficiários dos contratos.

Solvabilidade

Relação entre os capitais próprios e os capitais alheios de uma entidade. Capacidade de cumprir com as despesas de longo prazo, indicando a sua estabilidade económico-financeira

Spread

Diferença entre os preços de oferta de venda e de compra de um determinado ativo ou instrumento. Termo também utilizado para referir a componente da taxa de juro, definida pelo banco, contrato a contrato, quando concede um financiamento a taxa variável. O spread, acresce ao indexante, e varia, nomeadamente, em função dos próprios custos de financiamento do banco no mercado interbancário, do risco de crédito do cliente e do loan-to-value do empréstimo.

Subempreitada

Contrato pelo qual um terceiro se obriga para com o empreiteiro, a realizar, total ou parcialmente, a obra a que este se encontra vinculado. 

Sublocação

Consiste no ato de locação celebrado por um senhorio com base no seu direito de arrendatário que lhe advém de um precedente contrato de arrendamento. É necessário obter autorização ou reconhecimento da situação por parte do senhorio.

Subprime

Classificação do risco do crédito concedido a um tomador que não oferece garantias suficientes para beneficiar de taxas de juro vantajosas (taxa prime). 

Subprime (Crise do)

A crise do subprime é uma crise financeira desencadeada em 2006 e revelada ao público a partir de fevereiro de 2007, a partir da quebra de instituições de crédito dos Estados Unidos, que concediam empréstimos hipotecários de alto risco (em inglês: subprime loan ou subprime mortgage), arrastando vários bancos para uma situação de insolvência e repercutindo fortemente sobre as bolsas de valores de todo o mundo.

Subrogação

Traduz-se no facto de, uma vez paga uma indemnização ao abrigo de um contrato de seguro, a seguradora ficar na titularidade dos direitos (subrogada) do lesado contra os responsáveis pelos danos, podendo exigir-lhes o reembolso das quantias por ela pagas (ao lesado).

Subscritor

Entidade que celebra uma operação de capitalização com a Empresa de Seguros, sendo responsável pelo pagamento da prestação.

Subseguro

Insuficiência do montante do capital seguro face ao valor real do bem seguro.

Sujeito Passivo

Todas as pessoas singulares que residam no território português e as que, mesmo não residentes, aqui obtenham qualquer rendimento. 

Suspensão de Garantia

Cessação provisória das obrigações de uma Empresa de Seguros relativas a uma ou várias garantias.

Suspensão de um Contrato

Cessação provisória das obrigações decorrentes de um contrato de seguro.

Swap

Operação financeira que troca um produto financeiro por outro. Exemplo de swap cambial: trocar uma taxa de juro de um empréstimo de euros para dólares.