A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

M - Glossário Temático

Maioria Qualificada

Qualquer maioria que seja superior, qualitativa ou quantitativamente, a uma maioria relativa, representando metade e mais um do número de votantes. 

Maioria Simples

Quando qualquer documento ou proposta recebe, na votação, em relação a outra decisão oposta, um maior número de votos. 

Mais-Valia

Ganhos obtidos com a diferença entre o valor de realização (valor líquido de custos de venda) e o valor de aquisição, relativos à alienação onerosa de alguns bens. 

Malus

Prémio adicional aplicado a riscos cuja experiência seja desfavorável ao Segurador, utilizado em oposição a bónus.

Management Buy-In (MBI)

Tomada do controlo de uma empresa, através da aquisição de ações da mesma, por parte de uma nova gestão apoiada num conjunto de investidores fora da estrutura acionista no momento anterior à operação. O MBI nasce da convicção, por parte dos seus promotores, de que a gestão e os resultados da empresa-alvo podem ser substancialmente melhorados. 

Management Buy-Out (MBO)

Tomada do controlo de uma empresa, através da compra de um número significativo das suasações, por parte de um grupo de gestores da própria empresa. Normalmente, o financiamento da operação de aquisição é essencialmente realizado com capitais alheios. O MBO resulta do pressuposto de que a empresa será gerida com maior eficiência com a nova situação acionista

Mandato (Contrato)

Contrato pelo qual uma das partes se obriga a praticar um ou mais atos jurídicos por conta da outra. No mandato com representação, o mandatário tem o dever de agir por conta e em nome do mandante. Quando o mandante não tem poderes de representação age por conta do mandante, mas em nome próprio (art.º 1157º e seguintes do Código Civil). 

Manifesto de Carga

É o mapa geral dos conhecimentos de carga transportada. Nesse documento são declarados pelo transportador todos os artigos que compõem a carga transportada. No seguro, em geral, os registos constantes da apólice são transcritos no manifesto por ocasião do embarque.

Manual da Qualidade

Documento que especifica o sistema de gestão da qualidade de uma organização. 

Matriz Predial

Registo de que constam, designadamente, a caracterização do prédio, a localização e o seu valor patrimonial tributário, a identidade dos proprietários e, sendo caso disso, dos usufrutuários e superficiários. Existem matrizes rústicas e urbanas. 

Mediação de Seguros

Qualquer atividade que consista em apresentar ou propor um contrato de seguro ou praticar outro ato preparatório da sua celebração, em celebrar o contrato de seguro, ou em apoiar a gestão e execução desse contrato, em especial em caso de sinistro.

Mediação Imobiliária

Atividade desenvolvida pelas empresas de mediação no sentido de conseguir um interessado na compra e venda de imóveis ou na constituição de quaisquer direitos reais sobre os mesmos. 

Mediador

Entidade, individual ou coletiva, que se dedica à mediação de seguros, em exclusivo para uma seguradora ou para várias, mediante remuneração.

Mediadoras Imobiliárias

As empresas que desenvolvem a atividade de mediação em negócio de natureza imobiliária. À mediadora cabe diligenciar no sentido de angariar um potencial interessado no negócio proposto pelo cliente. O exercício da atividade só pode ser feito por empresas devidamente licenciadas pelo InCI – Instituto da Construção e do Imobiliário. 

Medida Corretiva

Medida que o infrator ou o produtor de um produto que se tornou perigoso, bem como qualquer outra entidade encarregada da difusão do produto, deverão tomar, de acordo com o que for decidido pelo organismo de certificação, a fim de suprimir as consequências de utilização indevida e diminuir os riscos, tanto quanto necessário e realizável. 

Melhoria Contínua

Processo de aperfeiçoamento do Sistema de Gestão, por forma a atingir melhorias no desempenho global, de acordo com a política da organização. 

Melhoria da Qualidade

Parte da gestão da qualidade orientada para o aumento da capacidade para satisfazer os requisitos da qualidade.

Mercado Emergente

País em processo de rápido desenvolvimento social, industrial e económico. Existem 20 países com estas características. Os BRICS são os maiores. 

Mercado Primário

Mercado referente à colocação de ações ou outros títulos pela primeira vez em mercado de capitais. 

Mercado Secundário

Compreende as bolsas de valores e mercados de balcão, permitindo a transação contínua do ativo. Após o lançamento inicial de um título este passará a ser transacionado em Mercado Secundário. 

Mercadoria

É toda a coisa apreciável economicamente, ou seja, capaz de ter o seu valor convertido em dinheiro (sentido amplo). Para o seguro de Transportes é toda a coisa, objeto do comércio, que é transportada.

Micro Poupança

É o ato ou efeito de poupar em pequenos montantes; está normalmente associado a menores rendimentos e a uma visão de poupança alargada a segmentos de cidadãos normalmente com reduzido acesso e informação em relação às aplicações de poupança tradicionais. 

Monopólio

Situação de concorrência imperfeita onde uma empresa impõe os preços e detém o mercado de um determinado produto ou serviço.

Moral Hazard

Expressão anglo-saxónica para "risco moral" que se refere à possibilidade de um agente económico mudar o seu comportamento numa transação, aplicando-se quando uma das partes não entra de boa fé e fornece informação financeira errónea

Multiendividamento

Um ou mais créditos que o consumidor tenha contraído, podendo significar, ou não, que se encontre sobreendividado.

Mutuante

 Pessoa que empresta dinheiro ou uma coisa fungível e assume a posição de credor. 

Mutuário

Pessoa que recebe o empréstimo ou a coisa fungível e assume a posição de devedor. 

Mútuo

Contrato de empréstimo em que o mutuante (instituição de crédito) financia num determinado montante o mutuário (cliente), ficando este obrigado ao pagamento do capital em dívida, dos juros e de outros encargos. Também conhecido por empréstimo.