A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

G - Glossário Temático

G8

Conjunto de sete países (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá e Itália) aos quais se junta a Rússia, embora nem sempre, que se reúne periodicamente para desenvolver uma maior coordenação nas suas políticas macro-económicas e assim potenciar uma maior estabilidade económica e política a nível internacional.

Gabinete Português de Carta Verde

Entidade com congéneres similares existentes nos países aderentes à Convenção Internacional da Carta Verde que coordena a articulação internacional dos seguros de Responsabilidade Civil Automóvel, tanto para veículos estrangeiros em Portugal, como portugueses no estrangeiro.

Garantia (Cobertura)

Âmbito do compromisso, pela Empresa de Seguros, na cobertura de um risco.

Garantia Bancária

Operação de crédito pela qual um banco se constitui, perante terceiros (Beneficiários), garante da execução de obrigações assumidas pelos seus clientes (Ordenadores). 

Garantia Real

Aquela que confere ao credor o direito de se fazer pagar, de preferência a outros credores, pelo valor ou rendimento de certos bens do próprio devedor ou de terceiros, ainda que esses bens venham a ser transferidos, o que acontece desde que a garantia tenha sido registada. 

Gestão da Qualidade

Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que respeita à qualidade. 

Gestão de Condomínios

Consiste fundamentalmente na execução das decisões tomadas pela Assembleia de Condóminos. Esta administração corrente do condomínio pode ser exercida por qualquer condómino, por um terceiro contratado pela assembleia de condóminos ou por uma empresa. 

Gestão de Negócios

Consiste na assunção da direção de um negócio alheio no interesse e por conta do respetivo dono, sem para tal se estar devidamente autorizado.

Golden Share

Ações detidas pelo Estado que lhe conferem direitos especiais sobre a gestão e estratégia da empresa. 

Goodwill

Conjunto de elementos não materiais de uma empresa sobre a forma de marca, patentes ou outros ativos intangíveis, ao qual é difícil de atribuir um valor concreto. 

Grau de Parentesco

Em Linha Reta: O grau de parentesco corresponde ao número de pessoas que formam a linha de parentesco excluído o progenitor (por ex.: na linha de parentesco entre o avô e o neto, este é parente do avô em 2º. grau da linha reta). Em Linha Colateral: O grau conta-se da mesma forma, subindo por um dos ramos e descendo pelo outro, excluindo o progenitor comum (por ex.: na linha de parentesco entre irmãos, estes são parentes entre si no 2º. grau da linha colateral; os primos direitos, i. é, os filhos de irmãos, são parentes entre si no 4º. grau da linha colateral).